Entity Framework–Primeiros Passos

EF representa um avanço para os programadores que querem gastar o seu tempo escrevendo as aplicações e não se preocupando em como os dados são armazenados e como devem ser recuperados.

Embora a Microsoft mantenha as plataformas existentes para acesso a dados, EF será o padrão a ser adotado e, consequentemente, receberá toda atenção e inovações desta empresa. Por isto, para os programadores que planejam permanecer na plataforma .NET é bom dar uma conhecida em seus recursos.

Com EF não é preciso escrever o código baseado no banco de dados, mas, agora, podemos ter em mente os objetos de negócio da aplicação e escrever o código baseado nestes. EF usa um modelo chamado Entity Data Model (EDM).

Mudando os conceitos

Considere que exista no banco de dados três tabelas com os seguintes campos:

image

Para você recuperar todos os dados do produto usando as instruções SQL provavelmente você terá de fazer alguns JOINS. Dificilmente você vai agrupar os dados em uma só tabela, principalmente aqueles referentes à tributação do produto porque trata-se de um dado que irá repetir-se (no caso da tributação no Brasil, você precisará ter no mínimo um registro por Estado).

Considere agora a representação das mesmas estruturas sendo feita de maneira conceitual, com classes:

image

Em poucas palafras, com Entity framework podems acessar os dados do banco desta maneira. Mais a frente veremos como isto pode ser feito.

Desde já considere as implicações. Perceba que em vez de uma nova tabela para tributos, temos uma classe derivada da primeira.