Como comparar dois arquivos–Ferramentas

Olá. Desta vez, quero deixar uma dica rápida para programadores que assim como eu, nem sempre estão conectados em uma rede corporativa e não dispõem de ferramentas de versionamento ou, para aqueles que simplesmente precisam comparar dois arquivos de texto.

Considere um arquivo de código que foi alterado e você precisa comparar com a versão antiga. A ferramenta em questão é o editor Notepad++ (que pode ser baixado aqui).

Abra os dois arquivos no Notepad++.

image

Observe que não é necessário colocar lado a lado. Qualquer tipo de arquivo pode ser comparado e não é necessário que sejam do mesmo tipo ou nome.

Para comparar basta pressionar as teclas ALT-D ou usar os comandos Plugins > Compare > Compare do menu. Ao fazer isto a tela assume a aparência da figura:

image

Os principais pontos da interface são a indicação de quais linhas foram removidas de uma versão para outra:

image

As linhas que foram incluídas:

image

E também os dados que foram alterados:

image

Para localizar rapidamente as modificações use a barra de navegação colocada na lateral da tela:

image

Esta barra de navegação pode ter as cores customizadas entre outras opções. Abra a customização usando o comando Plugins > Compare > Option.

image

Outras opções podem ser exploradas no menu Plugins > Compare que também disponibiliza uma opção para usar o SVN que é um servidor de versões.

O uso do Notepad++ pode ajudar em casos onde não há a disponibilidade de ferramentas como o Team System da Microsoft ou o Tortoise SVN.