Instalando o Visual Studio 2017 Community Edition em uma máquina de baixo desempenho

Introdução

A Microsoft liberou recentemente o download do instalador do Visual Studio 2017 Release Candidate. Isto significa que não haverá alterações significativas quanto aos recursos que serão disponibilizados na versão definitiva em relação a este download. Assim, para aqueles que ainda não começaram a testar o produto e pretendem adotá-lo é uma boa hora de começar a experimentar os recursos desta que é a principal ferramenta para desenvolvimento de aplicações para as plataformas da Microsoft: desktop, web, Azure (Cloud) e agora inclui ainda ferramentas para o IOS e Android via Xamarin.

Disponibilizei neste post os principais links para atualizar-se com relação ao que há de novo nesta versão do Visual Studio e do Framework .net. O foco deste post será descrever como é a experiência de instalar a ferramenta em uma máquina de baixa capacidade de processamento e quais alguns aspectos importantes desta instalação.

Configurações usadas

A instalação foi feita em um notebook DELL core 2 Duo com 3GB de memória executando a versão de 32 bits do Windows 8.1. É uma máquina que uso em casa para tarefas básicas como produção de documentos com o Office, acesso a internet, e-mails etc. Eventualmente uso para alguns testes com o SQL Server e códigos com o o framework .Net.

Inicialmente fiz o download do instalador e a principal observação é que não existe, pelo menos até a versão RC um download completo dos arquivos de instalação, ou uma imagem ISO como estamos acostumados.

Se desejar fazer a instalação usando um instalador offline é necessário baixar o instalador e via prompt de comando, passar alguns parâmetros para que seja feito o download dos arquivos que possibilitarão a instalação off line.

Links

A instalação

O primeiro passo após realizar o download do instalador é abrir um prompt de comando e executar o instalador passando parâmetros para que este realize os downloads necessários. No exemplo abaixo, é realizado o download da versão em inglês:


vs_enterprise.exe --layout C:\vs2017 --lang en-US

O parâmetro --layout serve para indicar uma pasta de destino para os arquivos a serem baixados e o parâmetro --lang serve para indicar a linguagem. Na seção de links há um caminho para a página com todos os parâmetros disponíveis.

Concluído o download que na versão community consiste de quase 15GB, é hora de abrir a pasta e executar o instalador. A primeira diferença é que a seleção dos recursos a serem instalados mudou muito com relação as versões anteriores do instalador. As categorias estão mais claras e fáceis de identificar, principalmente porque o instalador está em português do Brasil. Se você não vai desenvolver com C++, por exemplo, pode simplesmente desmarcar esta categoria assim como outras existentes.

Assim como nas versões anteriores é possível alterar outros dados como a pasta de instalação e também conferir o tamanho que a instalação irá consumir no disco rígido.

Na aba Componentes individuais se pode selecionar recursos de forma mais avançada. Nesta aba você pode escolher quais versões do Framework .Net deseja deixar de instalar ou ainda, selecionar se vai usar determinada linguagem para seu desenvolvimento.

Por fim, na aba Pacote de idiomas são exibidas caixas de seleção para as linguagens disponíveis para a interface do usuário da IDE após instaladas.

Terminada a seleção dos parâmetros, ao clicar em instalar, é executada a instalação dos componentes selecionados como é exibido na imagem a seguir. No meu computador esta operação levou mais de duas horas devido, ao que acredito, sua baixa capacidade de processamento, porém, a instalação correu normalmente e após o término, a execução do Visual Studio foi tranquila sem problemas.

Considerações

A primeira execução requer um login em uma conta da Microsoft, coisa que já vinha acontecendo em versões anteriores. Porém, isto pode ser deixado para outras execuções caso o usuário não queira realizar este login. A vantagem é que ao realizar este login o Visual Studio sincroniza suas configurações existentes e que estavam sendo usadas nas versões anteriores inclusive a 2015.

A Microsoft informa que houve melhorias significativas de desempenho da ferramenta tanto na carga do Visual Studio como das soluções. Não pude sentir melhoras significativas, talvez devido ao fato da minha máquina ter baixo desempenho e não dispor de um disco SD, algo que certamente melhora em muito o desempenho.

Para desenvolvedores que estão começando com o Visual Studio ou para projetos pequenos, a Communit Edition é uma boa forma de experimentar a ferramenta sem ter de recorrer à pirataria ou ter de ficar renovando a licença de avaliação. Os seus recursos devem atender a maioria das necessidades dos desenvolvedores que queiram simplesmente criar código e executar testes simples. Infelizmente, caso se queira uma execução de testes mais avançada com integração com o TFS e execuções automatizadas será necessário recorrer às versões mais completas.

Por fim, as novidades tanto do Visual Studio como no Framework .Net e no C# justificam avaliar esta ferramenta que vem se consolidando como uma das melhores escolhas para desenvolvimento para as plataformas suportadas pela Microsoft e que agora, começam a ampliar o leque para outras como o IOS, Android e Linux. Bons estudos!